ANIME SÉRIESNOTÍCIASREVIEW ANIME

ERASED, mudando o passado e salvando o futuro

Satoru Fujinuma, um mangaká que carrega consigo uma habilidade especial. Sem qualquer aviso, é enviado de volta no tempo antes de um acidente e tem a chance de evitar uma tragédia que está prestes a ocorrer.Essa habilidade chama-se “Revival”.

A HISTÓRIA

Satoru Fujinuma tem problemas em seguir seu sonho e se tornar um mangaká de sucesso e trabalha como entregador de pizza.  Apesar de não controlar o poder “Revival”, aceita esse “dom” e quando isso ocorre, tenta observar à sua volta atrás do incidente que pode ajudar a evitar e geralmente tem sucesso. Num certo dia, um trágico assassinato ocorre com alguém muito próximo (evitando spoilers) e torna-se o principal suspeito. Em desespero foge do local e o Revival se ativa o que faz voltar involuntariamente no tempo. O detalhe importante é que dessa vez ele não voltou apenas alguns minutos antes da tragédia, mas sim 18 anos no passado.

Sem compreender como foi possível ter voltado tantos anos no passado, Satoru se vê como a criança, mas mantém sua consciência adulta. Nesse tempo vários colegas de sua escola foram vítimas de um assassino serial. Sem muita escolha, ele parte numa jornada tentando resolver e evitar esses crimes e mudar a história. Talvez dessa forma ele consiga evitar o assassinato da sua época.

PASSADO E PRESENTE

Com sua habilidade especial, Satoru viaja entre o passado e presente mais de uma vez e assim se vê diante de situações bem diferentes. Numa delas, precisa fugir pois está sendo acusado de um assassinato que não cometeu e busca provar sua inocência. Tem que confiar e contar com a ajuda de uma amiga para fugir. Na outra como criança, procura a ajuda de seus amigos, família e professor para completar o seu objetivo, evitar os assassinatos de seus colegas. Em ambas situações Satoru tem que contar com seus relacionamentos, amizades e confiança. Esses dois pontos de vistas de Satoru torna o anime interessante, pois se completam seja nas cenas de perseguições ou nas investigações com seus amigos. Tudo parece se encaixar na história seja no suspense do presente ou cotidiano do passado.


[miptheme_quote author=”Claudio Santos” style=”text-center”]Na parte técnica, a animação se mostra muito bem feita e vimos um trabalho mágnifico tanto visual quanto na parte sonora. Para quem curte, a abertura vem com a ótima banda Asian Kung-fu Generations e o final com Sayuri (vejam os vídeos na página)[/miptheme_quote]

EMOCIONA E CHOCA

De forma simples podemos dizer que Erased é um anime que está acima da média. Há muito tempo não vejo uma série tão interessante que me deixava tão ansioso para saber o iria acontecer a seguir. Com personagens carismáticos desde o primeiro episódio tem um brilho interessante quando Satoru volta no tempo e reencontra seus amigos de infância. Além disso, traz um sentimento especial de poder voltar lá atrás e resolver problemas deixado para trás. A história apesar do foco adulto, não se firma somente por ter violência ou temas extremamente adultos como os assassinatos ou violência doméstica, é um excelente trabalho no nível psicológico. Quem quiser se aventurar nessa jornada de Satoru deve se preparar para pensar e questionar. Montar o quebra cabeça com o protagonista é algo delicioso e tudo se encaixa sutilmente até fazer sentido. A cada episódio somos envolvidos com todos personagens (alguns infelizmente não foram tão bem utilizados) e observamos gradualmente esses relacionamentos se amadurecerem e se fortalecer até ficarem adultos. Erased choca e emociona na dose certa, envolve e apaixona.

TEMA DE ABERTURA COM ASIAN KUNG-FU

CONFIANÇA, AMIZADE E SURPRESAS

Eu tinha esse anime na lista para assistir esse ano, mas não dei tanta importância. Depois de uma dica de uma amiga, resolvi dar uma chance e assim que vi o primeiro episódio não parei até assistir o último. Posso dizer sem qualquer dúvida que hoje esse anime está entre os meus favoritos.

TEMA FINAL COM SAYURI

 

Série 12 Episódios (Janeiro 2016)
Produção Aniplex, Dentsu, Kadokawa Shoten, Fuji TV, DAX Production, Kyoraku Industrial Holdings
Estúdio A-1 Pictures
Gênero Mistério, psicológico, Seinen (voltados para o público masculino entre os 18 a 40 anos) e sobrenatural

CONCLUSÃO:

Eu gostaria muito de falar mais sobre esse anime, realmente apaixonante,  mas fica a dica para você que está lendo essa matéria, veja e se surpreenda como eu que hoje considero esse um dos meus favoritos.

Onde assistir

Tags

Claudio Santos

Designer gráfico, Gamer, Retrogamer e formado em TI. Foi editor e criador das revistas "ULTRAJOVEM, GameOver, entre outras. Fã de bons games, anime, quadrinhos, filmes e séries. Aguardando GranTurismo Sport e detonando Zelda Breath of Wild e Final Fantasy XV.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close